segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Utilizando a informática para ensinar matemática

Eu começo com a pergunta: Como um professor que deseja utilizar a informática deve iniciar esta atividade?

O professor deve definir primeiro qual o conteúdo deseja ensinar. O importante é achar o programa mais adequado a ser utilizado. O programa deve se adaptar ao conteúdo empregado e não o contrário, o conteúdo se adaptar ao programa. Vamos considerar um professor ensinando matrizes. O que deve ser feito primeiro é pesquisar programas na internet. Pesquisar no google, por exemplo, algo como "software matemático para matriz".

Em uma pequena busca eu encontrei dois programas distintos:

O primeiro é o MathSys. (Download aqui)

É um programa gratuito, em português, desenvolvido na linguagem Delphi. Apresenta um layout bem simples e fácil de usar.
No início deve ser selecionado se deseja fazer cálculos com uma matriz (determinante, matriz inversa, transposta, multiplicação por escalar, matriz linha equivalente) ou com duas (soma, subtração, multiplicação).
Este programa não permite uma maior exploração das operações com matriz. Seria mais recomendado para introduzir os alunos à matemática informatizada, ou para reduzir o trabalho manual quando se precisa fazer cálculos com várias matrizes, ou com matrizes muito grande.
O MathSys abrange ainda outros conteúdos além de matriz, como matemática financeira, frações, geometria analítica e probabilidade.

O segundo é o WinMat. (Download aqui)

Também gratuito, e a versão disponibilizada aqui está em português.
Ele permite a criação de diversas matrizes e associa letras a cada matriz. Permite todas as operações básicas com matriz, além de gerar matriz de rotação em 2D e 3D e matriz de reflexão. É possível inserir fórmulas para gerar matriz e resolve sistemas lineares. Possui ainda a função de programação linear. Com este programa o caráter experimental da matemática informatizada está presente, pois como podemos alternar entre as matrizes sem perder as anteriores podemos analisar os efeitos de determinada operação. Este software reúne eficiência com um manuseio relativamente simples.

Existe um programa chamado SciLab (Download aqui)
Este programa também realiza diversas operações com matriz. É um programa muito mais completo, trabalha ainda com funções, gráficos, etc. Este programa trabalha a partir de comandos e é necessário um conhecimento mais aprofundado do programa tanto por parte dos alunos quanto do professor para que seja utilizado com melhor aproveitamento. Mais recomendado pra cursos superiores na área de exatas.

Escolhido o programa que mais se adapte às suas necessidades, o professor deve então estudar o programa, e formular as atividades relacionadas ao conteúdo a ser ensinado. É muito importante que o professor tenha um bom conhecimento sobre o programa e tenha um planejamento das atividades, pois os alunos se dispersam com facilidade neste tipo de atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário