quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Utilizando o Winplot

          O winplot é um programa usado basicamente para fazer gráficos. Porém a sua utilidade pode ir além. Neste primeiro post, irei exibir uma experiência onde os gráficos gerados no winplot nos permitem estudar o comportamento de funções de segundo grau.
          O download do winplot pode ser feito clicando aqui.
          Uma função de segundo grau é do tipo f(x)=ax²+bx+c. O gráfico de uma função deste tipo é uma parábola. Vamos verificar o que acontece com o gráfico de uma função de segundo grau quando o coeficiente de x (b) varia de -5 a 5.
          Vamos adotar a=1 e c=4, ou seja, f(x) = x² + bx + 4. com b variando de -5 a 5.
          O primeiro passo é abrir o winplot, clicar na guia janela e escolher a opção 2-dim, ou apenas clicar em F2. Na janela aberta, vá na guia equação e selecione a primeira opção, explicita. Na nova janela, digite no campo onde aparece f(x)= "x^2+5x+4 e pressione enter. Irá aparecer na janela o gráfico desta função. Na janela de inventário clique em duplicar e diminua uma unidade do coeficiente de x e pressione enter. Repita o processo até -5.
          No fim obteremos os seguintes gráficos:
Clique na imagem para ampliar
          Verificamos que para quanto mais b se aproxima de 0, mais o vértice se aproxima do eixo y, tanto pela direita quanto pela esquerda.
          O próximo passo é marcar os vértices destas funções. Para isso clique na guia equação, vá em ponto e clique em (x,y) ... A coordenada x do vértice de uma parábola se dá por -b/2a. Faça os cálculos para cada um dos vértices.
          Os pontos serão marcados da seguinte forma:
Clique na imagem para ampliar
          Existe alguma função cujo gráfico passa pelos vértices das funções dadas? Verifique que aparentemente os pontos parecem formar uma parábola. Supondo existir uma parábola que passe por estes vértices, o que podemos concluir a partir deste desenho?
1º - A parábola é simétrica, ou seja, tem vértice no eixo y. Logo b=0.
2º - A parábola toca o eixo y no ponto 4, ou seja, c=4.
3º - A parábola tem concavidade voltada para baixo, logo a é negativo.
4º - A função desta parábola é do tipo f(x)=ax²+4.
          Para descobrir o valor de a, pegamos um dos vértices que marcamos, por exemplo (2,0). Ou seja, f(x)=a.2²+4=0, logo a=-1.
          Vamos então inserir a função f(x)=-x²+4 no inventário.
          Verifique que o gráfico passa por todos os vértices que marcamos:
Clique na imagem para ampliar
          Isso nos mostra que os vértices marcados são pontos da função f(x)=-x²+4.
          Esta relação existiria se o coeficiente de x² fosse a=2 para cada uma das funções onde b varia de -5 a 5? Vamos verificar. Apague todos os itens do inventário e vamos recomeçar a experiência com a=2.
          Os gráficos agora são os seguintes:
Clique na imagem para ampliar


          Em seguida vamos marcar os novos vértices destas funções. Obtemos os seguintes pontos:
Clique na imagem para ampliar

          Verifique que aparentemente os vértices são pontos de uma parábola com concavidade para baixo do tipo f(x)=ax²+4. Será que o valor de a continua a ser -1? Vamos verificar. Pegamos o ponto (1,2). f(x)=a.1²+4=2. Temos então que a=-2.
          Vamos então inserir a função f(x)=-2x²+4 no inventário. Verifique que novamente a parábola passa por todos os vértices:
Clique na imagem para ampliar
          A partir daí podemos fazer a seguinte suposição: Quando variamos o coeficiente de x em uma função de segundo grau, o gráfico formado pelos vértices destas funções é uma parábola cujo coeficiente de x² é o oposto do coeficiente de x² das funções originais, o coeficiente de x é 0 e o termo independente é igual ao termo independente das funções originais.
          Vejam que a partir do estudo dos gráficos gerados pelo Winplot nos criamos um teorema a respeito do comportamento dos gráficos estudados. Ou seja, o Winplot nos forneceu mais do que apenas desenhos.
          Que tal você fazer a sua experiência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário