quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Informática, uma mídia de ensino da matemática

Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias, vemos diversos setores reavaliando, alterando e criando novos processos para se valer de forma mais eficiente deste avanço. A escola pouco avança neste aspecto. Por conseqüência, não explora as possibilidades de aprendizado que a informática oferece.

Muitos professores alegam que a informática diminui as etapas do processo de construção do conhecimento. Porém, usada de forma apropriada, a informática permite a construção de conhecimentos novos. Isso é possível quando usamos um recurso de informática não somente como um facilitador, mas de forma que, a partir de sua execução, possamos, por exemplo, simplificar processos repetitivos e mecânicos e desta forma ir além do usual e fazer uma análise mais completa do problema.

Não devemos, entretanto, abandonar as outras mídias de ensino, como a escrita. A informática oferece novos caminhos, porém nem sempre a informática é o melhor caminho. A informática é defendida como mídia de ensino, deve ser mais que uma ferramenta, que facilita alguns processos. A intenção é tornar a informática um sujeito ativo na educação. Os alunos devem interagir com os computadores e a partir daí analisar os processos e construir o conhecimento.

A informática permite a quebra de paradigmas. É este seu objetivo. Através da possibilidade de explorar e experimentar situações surge uma nova organização do pensamento. Estas novas relações permitidas pelo uso da informática, além de aguçar a curiosidade dos alunos, traz a estes alunos um conhecimento mais completo, pois eles participaram de forma importante da construção deste conhecimento.

Pelas características investigativas do uso da informática, é importante que o professor saiba bem o objetivo que deseja atingir. A possibilidade de dispersão dos alunos é algo que deve ser levado em consideração, portanto o professor deve estar sempre atento para direcionar as atividades para o fim desejado. Estudos mostram a importância de os professores conversarem entre si para trocarem experiências e aperfeiçoarem suas práticas. Muito importante também é a interação entre os alunos neste processo de investigação, pois o compartilhamento de teses permite que eles tenham uma maior compreensão da situação e apreendam mais informações destas atividades. Nestas atividades o pensamento coletivo permite resultados mais grandiosos.


Com o intuito de exemplificar o que disse sobre a informática como mídia de ensino, proponho analisarmos a utilidade dos recursos de informática que usei neste blog até aqui. Desde já podemos creditar a existência deste blog à informática.

O importante no uso da informática no ensino é usá-la de modo adequado. Veja que no post sobre as séries de McLaurin o software winplot foi utilizado apenas para ilustrar a teoria. Nada de novo foi acrescentado neste estudo. O professor poderia usar este recurso apenas para chamar a atenção dos alunos, mas neste caso a informática é apenas uma ferramenta.

No post sobre o efeito dos coeficientes de uma função seno além de ilustrar os gráficos, pudemos analisar o efeito da variação dos coeficientes. O software agilizou o trabalho mecânico de elaboração de gráficos, mas não chegamos a nenhum novo conceito.

Já no post sobre as parábolas, além de o software agilizar o processo de elaboração das parábolas, conseguimos ir além da simples análise das parábolas. Conseguimos elaborar um teorema. Fomos além do trivial.

Veja que em cada uma das situações o envolvimento da informática foi diferente. Na primeira o recurso informático foi usado apenas para ilustrar, na segunda agilizou o processo mecânico e no terceiro houve uma participação ativa do programa. Cabe ao professor direcionar o uso da informática.

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