quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Utilizando o Geogebra

         Neste post iremos conhecer algumas das funções do Geogebra.
         Como disse na semana passada, o Geogebra é uma ferramenta interessante pois nos permite verificar de imediato qualquer alteração que fazemos no nosso programa.
         Para demonstrar este dinamismo, irei construir passo a passo um programa que verifica a área de um triângulo. Neste programa construiremos um segmento de reta que será um dos lados de um triângulo e em seguida traçaremos uma reta paralela a este segmento, onde o terceiro vértice deste triângulo estará contido.
          O Geogebra nos permite construir vários objetos de maneira simples e intuitiva através dos botões que ele apresenta acima da janela do plano cartesiano. O primeiro passo é clicar no segundo destes botões (note que há uma seta apontando para baixo em cada um destes botões. Clicando nela irá abrir uma janela exibindo as funções que este botão pode executar). Clique cinco vezes em diferentes partes da janela do plano cartesiano. Irá aparecer 5 pontos na tela. Clique então no primeiro botão, na função onde aparece uma seta de mouse (Mover).
          Ao lado da janela do plano cartesiano apareceram agora as coordenadas dos 5 pontos que criamos. Dê dois cliques nas coordenadas do ponto A e edite para a coordenada desejada. No nosso exemplo coloquei as coordenadas (2,1). Faça o mesmo para B, (6,1). Para D (2,4) e E (6,4). Deixe o C de lado por enquanto.
          Clique agora na seta do terceiro botão e escolha a opção Reta definida por Dois Pontos. Clique primeiro no ponto D e depois em E. Mais uma vez clique no primeiro botão (Mover) e clique com o botão direito do mouse em C. Vá em propriedades e no campo Definição apague a coordenada que aparecer e digite Ponto[a] (isto vai definir C como um ponto sobre a reta a). Clique agora no quinto botão e selecione a função Polígono. Clique no ponto A, depois em B, após C e novamente A. Agora vá no oitavo botão e selecione a opção Área e em seguida clique dentro do nosso triângulo. Ele irá exibir o valor da área do nosso triângulo.
          Clique novamente no primeiro botão e veja que todos os objetos que inserimos podem ser movidos se clicarmos sobre eles e arrastarmos o mouse sem soltar o clique. Para evitar que isto aconteça temos dois métodos. Podemos ocultar o objeto ou fixá-lo. Os pontos A, B, D e E podem ser ocultados. Clique com o botão direito sobre eles e clique em Exibir Objeto. Ou então clique no circulo que há antes de suas coordenadas. Clique agora na reta a com o botão direito, vá em propriedades e marque a opção fixar objeto. Em seguida clique com o botão direito no triângulo e faça o mesmo procedimento. Você pode ainda clicar sobre os lados do triângulo com o botão direito e clicar em Exibir Rótulo caso não queira que seja exibido o nome deste lado.
          Note que agora o único objeto que pode ser alterado é o ponto C. Clique sobre ele e arraste-o sobre a reta a. Veja que o triângulo acompanha o seu vértice e que a área exibida não se altera. Isto é facilmente compreendido pois a área de um triângulo é calculada pela metade do produto entre a sua base e sua altura.
          Você pode ainda desmarcar a opção de fixar objeto da reta a e movê-la para cima e para baixo e verificar a alteração da área do triângulo.
          Uma outra grande vantagem do Geogebra é que é desenvolvido na linguagem java, que apresenta bastante compatibilidade com a internet. Podemos desta forma transportar para páginas de internet os programas que realizamos no Geogebra sem perder o seu dinamismo. Há diversas formas de fazer isso. Para isso basta clicar na guia Arquivo, ir em Exportar e em seguida clicar em Planilha Dinâmica como Página WEB (html). Na janela que abre há algumas opções de exportação de acordo com o fim desejado.
          Para este blog eu cliquei na guia avançado, permiti funções com o botão direito, botão de reinício da construção e exibição da caixa de ferramentas. E no campo inferior direito selecionei Área de Transferência: Google Gadget. Cliquei em Área de trasnferência. Este processo envia à área de transferência todo o código do programa. Colei então o código em um editor de texto e selecionei todo o coneúdo entre <applet> e </applet> e então copiei e colei na edição html deste post.
          Segue abaixo o referido programa:


Sorry, the GeoGebra Applet could not be started. Please make sure that Java 1.4.2 (or later) is installed and active in your browser (Click here to install Java now)

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