quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Geogebra

A partir de agora vamos deixar o winplot de lado e vamos seguir com novos softwares. Hoje vou apresentar o Geogebra.
O Geogebra foi desenvolvido por Markus Hohenwarter na University of Salzburg, na Áustria. É desenvolvido em Java e pode ser usado em diversas plataformas. Clicando aqui você é redirecionado para a página de download do software.
Hohenwarter desenvolveu o geogebra com o intuito de utilizá-lo em sala de aula. É uma excelente ferramenta geométrica permitindo o desenvolvimento de diversos gráficos permitindo alterações dinâmicas destes. Apresenta ainda comandos mais avançados para estudo de vetores, derivações e etc. Mescla assim a representação geométrica e algébrica.
Por esta infinidade de recursos o Geogebra vai além da geometria e se torna um bom recurso para o estudo de álgebra e de cálculo. O Geogebra, além de ser gratuito, é uma boa ferramenta por ser bastante intuitiva e principalmente por permitir que dados sejam alterados de forma dinâmica, tornando perceptível o efeito destas mudanças.
Vou indicar agora alguns sites com tutoriais e exemplos de como o geogebra pode ser utilizado.
Tutoriais de Geogebra. (Link encontrado no Portal de Educação do Estado do Paraná)
Veja na Wikipedia (clicando aqui) mais sobre o Geogebra. Lá há também alguns links com tutoriais e outras informações. Alguns em outros idiomas.
Outra boa fonte sobre o Geogebra é o livro Apendendo Matemática com o Geogebra. De J. Cássio C. Nóbriga e Luis Cláudio L.A.. Pode ser comprado pela internet clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário